Nesta materia aprenderemos a trabalhar com algo cotidiano e que você vê todos os dias: Identidades Visuais. Você já parou pra pensar algum dia em como foi produzida a Identidade Visual de uma empresa como a "Nike" por exemplo?
É primordial para o sucesso de uma empresa o estabelecimento de uma Identidade Visual forte, reconhecido pelo mercado! Há uma definição da qual gosto muito - e que infelizmente desconheço o autor - que diz o seguinte: "Marcas vencedoras não apresentam somente benefícios funcionais. Seu objetivo é criar também benefícios emocionais que levam a sua fidelização".
Pois bem, estamos falando de marcas...Mas o que será essa tal de Marca? Bem, seguindo David Ogilvy: "Marca é a soma intangível dos atributos de um produto; seu nome; embalagem e preço; sua história; reputação e maneira como ele é promovido. A marca é também definida pelas impressões dos consumidores sobre as pessoas que a usam; assim como pela sua própria experiência pessoal".
Bem, após esta breve introdução já podemos perceber o "peso" de uma Identidade Visual. Agora provavelmente você deve estar se perguntando: "como que se começa a criar uma Identidade Visual?" ... Evidentemente com o nome da empresa! Vamos lá ! ;) ...
Criação de um nome - primeiro passo para o sucesso de uma empresa!
Pode-se dizer que esta é uma das tarefas mais importantes para o sucesso de uma empresa. Estima-se que no Brasil, a cada ano surgem 80 MIL novas marcas! Isso mesmo: 80 mil, sendo que apenas 30% chegam a sobreviver por mais de um ano. Como se não bastasse, deve-se ainda registrar um domínio na Web para que os clientes acessem o site da empresa. O grande problema é que no inicio de 2001 98% das palavras do dicionário Webster´s já haviam sido registradas! Para consultar nomes de empresas você pode consultar o INPI (www.inpi.gov.br) e para domínios na Internet, deve-se consultar o site http://registro.br.
Há várias formas de se obter um nome para uma empresa, mas acredito que a mais adequada é a que veremos a seguir:
Primeiramente devemos obter alguns dados da futura empresa para que o nome seja o mais adequado e fiel possível! Em uma agência de Publicidade estes dados são obtidos pelo pessoal de Atendimento que apresenta o Briefing, que nada mais é do que uma apresentação detalhada sobre a empresa. Como isso não é o nosso caso, faremos um Briefing baseado em uma empresa fictícia! Coletaremos os seguintes dados:
Missão: qual será a missão da empresa?
- Produtos/Serviços: quais serão os produtos/serviços oferecidos pela empresa?
- Posicionamento: Qual o posicionamento da empresa? É uma empresa Nacional? Possui recursos próprios?
- Diferencial: existe um diferencial oferecido pela empresa? Qual é este diferencial?
- Objetivos e estratégias de marketing: a empresa pretende ser líder no mercado atuante? Quer estabelecer relações sociais?
- Público: Definição do seu público-alvo! Extremamente importante conhecermos o P.A pois será o consumidor da marca!
- Conceitos: quais serão os conceitos passados para os clientes da empresa?
Baseados nestas informações, podemos começar a pensar em algum nome: uma técnica bastante utilizada - e eficiente - é conhecida como Brainstorming, que basicamente funciona da seguinte forma: após ler as informações acima, pegamos um pedaço de papel e uma caneta e começamos a anotar as idéias que vêem à cabeça - por mais absurdas que estas idéias possam ser. Ao final, deve-se fazer uma seleção das idéias e selecionar um ou duas que mais agradam! Para praticar, vamos criar um empresa fictícia: esta empresa é do ramo de cosméticos (mercado de estética), um dos segmentos que mais cresce em nosso país atualmente! Vamos lá:
A empresa é nacional e foi criada em 2003. Possui uma linha completa de cremes, xampus, perfumes, maquiagens, ou seja, cosméticos e linha de Higiene pessoal em geral. O público-alvo são crianças de 1-12 anos (linha infantil) e homens e mulheres acima de 21 anos. A missão da empresa é de fabricar produtos com qualidade que satisfaçam os desejos e expectativas do consumidor. Ela quer passar a idéia de uma empresa preocupada com o bem-estar de seus clientes, uma empresa moderna e preocupada com o meio-ambiente (patrocinando projetos de recuperação de espécies com risco de extinção), algo que a diferencia das demais e que deve estar presente nas peças publicitárias!
Muito bem, de acordo com as informações que possuímos já podemos criar alguns nomes: vamos supor que você fez o processo de Brainstorming e "inventou" 10 nomes para a empresa, sendo que no final selecionamos dois deles: Bela Flora e Natu Flora. Para utilizarmos como exemplo durante este tutorial, assumiremos que ao apresentarmos as duas propostas para o cliente, definiu-se que o nome da empresa será Bela Flora !
Se quisermos registrar a marca Bela Flora, nós devemos entrar em contato com o INPI - Instituto nacional de Propriedade Industrial. Uma marca pode ser - de acordo com o INPI - um nome, símbolo ou figura utilizada para identificar a empresa, produtos ou serviços, entidades. As marcas podem ser do tipo: Produto ou serviços, Certificação, Coletivas, Figurativas, Nominativas e Mistas (combinação de logotipo e símbolo). Este será o caso deste tutorial: desenvolveremos o logotipo e o símbolo da empresa !
Após concedido o registro da marca, ele é válido por 10 anos contados a partir da data da expedição do certificado, podendo ser prorrogado por períodos iguais (10 anos) indefinidamente.
Diferenciando Marca de Produto - curiosidade
Outro ponto bastante importante e que deve ficar claro na hora de criarmos uma Identidade Visual é a diferenciação de Marca e Produto. É bastante comum ouvirmos pessoas dizendo: "Preciso comprar um Bom-Bril" ao invés de simplesmente dizer: "Preciso comprar uma esponja de aço". Após alguns anos de propaganda e divulgação do produto as pessoas passam a incorporar a marca ao produto :) ...
Criando a Identidade Visual
Muito bem, já temos o nome da empresa (Bela Flora) e também o Briefing, faltando apenas criar toda a Identidade Visual da empresa. A Identidade Visual será a forma como a empresa será representada, através de sua Marca: papelaria, crachás, uniformes, carros adesivados ... Neste tutorial criaremos um Manual de Identidade Visual da empresa Bela Flora. Este tutorial indica como deve ser aplicada a Identidade Visual da empresa que deverá seguir todas as definições contidas no manual! Veja abaixo os Itens que desenvolveremos:
- Elementos básicos: Símbolo, Logotipo, Marca, cores padrão, logotipia, regras de uso, aplicações da marca
- Assinaturas: slogan
- Papelaria: Papel de carta, cartão de visita, envelopes, etiquetas, formulários, memorandos, folhetos, pastas e folder
- Complementos: Uniforme, Crachás, Camisetas de brinde e canetas
Antes simplesmente criarmos o manual no CorelDRAW, por exemplo, devemos ler e reler o Briefing, analisando-o cuidadosamente para que possamos criar uma Identidade Visual de acordo com o que nos foi passado! Além disso, devemos analisar a Identidade dos concorrentes - que será discutido a seguir:
Analisando a concorrência - o que teremos de diferencial?
Embora muitas pessoas não dêem a devida importância, a análise da concorrência é extremamente importante! Através dela percebemos como o mercado enxerga a postura de uma determinada marca, como foi desenvolvida sua I.V e se ela é bem aceita! Além disso, podemos encontrar qual será o diferencial e procurarmos expressar este na Identidade Visual da empresa!
No caso deste tutorial, já vimos que a empresa tem uma preocupação muito grande com o meio-ambiente e isto nos servirá como diferencial na hora de criarmos toda a sua Identidade Visual! A partir da próxima página começaremos a ver a parte prática deste tutorial, ou seja, a criação do manual!!
Depois de definirmos um nome, analisarmos o Briefing e analisarmos a concorrência (entre outros fatores), finalmente chegou a hora de passarmos toda a criação para a parte prática. Eu aconselho que você pegue um pedaço de papel e um lápis e faça alguns rascunhos antes de passar tudo para o computador. Vamos começar criando a Logomarca para depois criarmos todo o manual de Identidade Visual que será - obviamente - baseado nela.
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